domingo, 3 de janeiro de 2010

trantorno esquizoafectivo

O Transtorno Esquizoafetivo é conhecido no CID 10(Classificação Internacional de Doenças) pelo código F25. Pode ser considerado um diagnóstico intermediário entre o Transtorno bipolar do humor (TBH) e a esquizofrenia, pois tem características comuns a ambos. Ou seja, Ocorrem alterações do humor semelhantes ao TBH e sintomas psicóticos. Em geral, os pacientes esquizoafetivos são mais preservados, tendo em conta a sua autonomia e vida social do que os esquizofrénicos, embora se perceba claramente as dificuldades impostas por sintomas negativos ou positivos que não remitem completamente com a melhoria do humor, como no TBH.

Esta doença está, assim, inserida numa categoria psiquiátrica controversa, pois alguns pesquisadores contestam a sua existência, porque é um quadro pouco comum e de difícil diagnóstico. Por definição um paciente esquizoafetivo é aquele que não é esquizofrénico, embora psicótico, com alguns sinais de transtornos afectivos, ou seja, com evidentes períodos em que se apresenta como deprimido ou maníaco e sem sintomas psicóticos, e fases em que fica psicótico sem sintomas afectivos, são, assim, pacientes que apresentam critérios de diagnóstico para dois distúrbios simultaneamente. Perante este diagnóstico os pesquisadores decidiram criar um novo tipo de transtorno do que afirmar que certos pacientes têm duas doenças mentais ao mesmo tempo, surgindo, então, a categoria "transtorno esquizoafetivo".


Porém, existem cinco tipos de transtornos esquizoafetivos, que se tratam de transtornos episódicos. Também existem certos sintomas afectivos que se encontram sobrepostos à doença esquizofrénica pré-existente ou coexistem ou se alternam com os transtornos delirantes persistentes de outros tipos, que se encontram classificados em F20-F29. Os sintomas psicóticos que não correspondem ao carácter dominante do transtorno afectivo, não justificam um diagnóstico de transtorno esquizoafetivo.



Eis os cinco tipos de transtornos esquizoafetivos:



F25.0 Transtorno esquizoafetivo do tipo maníaco
Transtorno em que tanto os sintomas esquizofrénicos como os maníacos são proeminentes, de tal modo, que o episódio da doença não justifica um diagnóstico quer de esquizofrenia quer de episódio maníaco. Esta categoria deveria ser usada para um único episódio, quer para classificar um transtorno recorrente no qual a maioria dos episódios são esquizoafetivos do tipo maníaco.
Psicose:
· Esquizoafetiva, tipo maníaco
· Esquizofreniforme, tipo maníaco



F25.1 Transtorno esquizoafetivo do tipo depressivo
Transtorno em que os sintomas esquizofrénicos e os sintomas depressivos são proeminentes, de tal modo, que o episódio da doença não justifica o diagnóstico nem de esquizofrenia nem de um episódio depressivo. Esta categoria deve ser utilizada para classificar quer um episódio isolado, quer um transtorno recorrente no qual a maioria dos episódios são esquizoafetivos do tipo depressivo.
Psicose:
· Esquizoafetiva, tipo depressivo
· Esquizofreniforme, tipo depressivo



F25.2 Transtorno esquizoafetivo do tipo misto
Esquizofrenia cíclica
Psicose esquizofrénica e afectiva mista



F25.8 Outros transtornos esquizoafetivos



F25.9 Transtorno esquizoafetivo não especificado
Psicose Esquizoafetiva SOE

Sem comentários:

Enviar um comentário