Sendo uma doença degenerativa do cérebro, com inicio mais frequente após os 65 anos, a doença de Alzheimer influência a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar etc.
As suas causas ainda não são conhecidas, contudo sabe-se que pode estar relacionada com mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Outros aspectos que podem ter influencia nesta doença são os neuroquímicos, o ambiente, as infecções e a pré-disposição genética em algumas famílias.
Não existe um diagnóstico certo relacionado com esta doença sendo este feito através da exclusão de outras doenças como os traumatismos cranianos, os tumores cerebrais ou a arterioesclerose.
Não existindo, ainda, cura para esta doença o tratamento destina-se apenas ao controle dos sintomas e a protecção da pessoa doente relativamente aos efeitos produzidos pela deterioração trazida pela sua condição.É importante salientar que esta doença não afecta exclusivamente o paciente, mas também as pessoas que lhe são próximas, tendo estas de estar preparadas para uma sobrecarga, não só financeira, mas também física e psicológica.
Ao longo de mais de um século, esta doença tem afectado pessoas bastante conhecidas como:
- Frau Auguste D. ( primeira paciente)
- Winston Churchill
- Chariton Heston
- Edmond O´brien
- Rita Hayworth
- Sugar Ray Robinson
- Harold Wilson ( antigo primeiro ministro do Reino Unido)
- Charles Bronson
- Raymond Davis Jr ( Nobel da Física 2002)
- Juliana of Yhe Netherlands (antiga Rainha da Holanda)
- Ronald Reagan
Aqui se prova que o Alzheimer, tal como qualquer outra doença, não escolhe classes sociais.
De seguida o link de um site, em inglês, com videos esclarecedores do tema:
Primeiro video com legendas em português:
Sem comentários:
Enviar um comentário