Pessoas que acumulam gordura na região do abdómen tendem a desenvolver doenças mentais, sugere um novo estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos.
A pesquisa americana analisou cerca de 700 adultos e mostrou que a obesidade está associada ao menor volume do cérebro, um factor importante para o desenvolvimento de demências.
Segundo o periódico Annals of Neurology, onde a pesquisa foi publicada, pessoas com níveis elevados de tecido visceral - gordura que se acumula ao redor dos órgãos - são mais propensas a serem diagnosticadas com doenças como o Alzheimer.
Experiência - A análise americana foi realizada em voluntários com, aproximadamente, 60 anos, dos quais 70% eram mulheres.
Os especialistas mediram o índice de massa corporal, a circunferência da cintura e realizaram exames de ressonância magnética nos voluntários. O objectivo dos médicos era medir a quantidade de gordura abdominal presente no organismo das pessoas envolvidas no estudo.
As conclusões da pesquisa mostraram que quanto maior o IMC (índice de massa corporal), menor o volume cerebral. Para os cientistas, esse factor é o principal responsável pela conexão próxima entre a gordura abdominal e os riscos de demência.
Sem comentários:
Enviar um comentário